Ilha da Brava Cabo Verde

ILHA DA BRAVA - CABO VERDE

Fotos da ilha Brava

BE N V I ND O!

A ilha Brava tem cerca de 67km2 e com uma população de quase 7000 habitantes, fica situada no grupo das ilhas de Sotavento, e a poucos kms da ilha irmã ou seja ilha do Fogo. Tem as seguintes coordenadas no globo terrestre: Latitude 14 49' N e 14 54' N Longitude 24 40' W e 24 44' W. O centro principal é a Vila de Nova Sintra.
A ilha da Brava, provavelmente foi descoberta em 1462 por Diogo Gomes e comitiva, inicialmente chamada de São João, mas depois veio ter o seu verdadeiro nome, ou seja BRAVA.
Mapa da ilha Brava A ilha da Brava ou a ilha das flores, como custuma ser chamada, foi berço do imortal e grande escritor, músico e poeta, Eugénio Tavares, que ficou imortalizado na história da literatura Caboverdiana, da comunidade lusofona, e não só.
Essa ilha foi inicialmente povoada com gentes da Madeira, Algarve, Minho, e provavelmente com outras pessoas, mas agora tem uma população diversificada.
Segundo os entendidos na matéria, a ilha da Brava é de origem vulcanica, mas com um solo bastante rico e apropriado para agricultura e pecuaria.

Por largos anos da sua história, ela sofreu de padecimento de falta de transportes, tanto marítima, como aérea entre as restantes outras ilhas de Cabo Verde, deixando sua populaçaõo e outros visitantes com certos descontentamentos.
Felizmente essa barreira jáa foi ultrapassada, graças a obtenção por parte de uma empresa privada de tranportadoras maritimas ultra modernas, possibilitando carreiras entre todas as ilhas de Cabo Verde num espaço de tempo bastante reduzido e com cómodas instalações permitindo até transportes de viaturas pessoais ou de comércio. Paisagem da BravaApesar de ser uma das mais pequenas ilhas de Cabo Verde, Brava é uma ilha histórica, desde o seu povoamento, a época da pesca de baleias pelos Americanos e outras nacionalidades, onde muitos Bravenses aproveitaram para trabalhar e emigrar, enfrentando o desconhecido, tanto nas aguas marítmas, como nas terras desconhecidas, mas mesmo assim venceram os obstáculos de diversas ordens, permitindo ou criando comunidades que contribuem constantemente para o desenvolvimento local da ilha.
A comunidade Bravense, tanto em Cabo Verde como na diáspora, está apostada num desenvolvimento progressivo e esperançada de que os esforços até agora demonstrados possam contribuir mais para elevar o nível sócio - económico das suas gentes e da ilha toda em geral.
Por de sol em Cabo verde
Quando a gente pondera e aprecia a Natureza, perguntamos muitas vezes a nós mesmos, como se formou tudo isso ? ... mas seja como for a resposta, nós somos parte dela e nisso não há duvidas. O sol, a terra, o mar, ar e nós mesmos, são produtos dela.
Nessa imagem no lado direito do seu ecran mostrando o crepúsculo solar na ilha da Brava, faz sentir saudades das ilhas de Cabo Verde, lugar que nascemos, onde o ceu, as estrelas, a lua, o mar, ar, a terra, as gentes, parecem tudo em harmonia natural, que as vezes só damos conta quando estamos longe dela no espaço e distancia.

Casas e verduras na ilha da Brava Cabo verde
Da varanda ou pátio dessa casa da imagem ao lado, pode se ver um deslumbrante panorama ou paisagem, deve ser mesmo bom especialmente da tarde ou de manhó cedo, onde o aroma das flores ou das plantações são mesmos saudaveis e beneficamente intoxicante. Faz trazer à memoria, um sentido de satisfação e tranqulidade num ambiente rodeado de gentes pacíficas e amorosas.

Mar da ilha BRAVA
Entre o céu, o mar e as outras ilhas encontra-se a ilha da Brava, uma ilha apostada num futuro mais risonho.
A foto mostra as aguas sagradas do mar dessa ilha.
O seu grande poeta Eugénio Tavares e filho de Cabo Verde disse: Da Brava para qualquer ponto os ventos são sempre de proa, o mar é sempre picado, as correntes sempre contrárias, o céu sempre toldado e prenhe de ameaças. Mas o regresso é a festa, o mar é de rosas e os ventos de feição.
Imagem parasidiaco na ilha Brava
Um dito oriental diz: Uma imagem vale mais do que mil palavras. Sendo isso verdade, é bem provável que esta imagem ao lado, mostrando mesmo um ambiente parasídiaco imapar esteja em conformidade com a tal frase. Aqui nessa atmosfera de tranquilidade e beleza natural, o espírito e o corpo poderão desfrutar de momentos inolvidáveis pondo tudo numa perspectiva ou optica de tranquilidade e optimismo.

Quinquim. Verão 2007, Randolph, usa
Inicio-Home