ILHA DA BOA VISTA - CABO VERDE

Amostras de  Boa Vista

BE N V I ND O!

Boa Vista, significa uma boa visão. Parece que essa palavra foi usada quando do descobrimento dessa linda ilha chamada Boa Vista nos tempos dos descobrimentos ou da invasão. Devia ser mesmo uma aparencia extraordinaria presenciada pelos marinheiros, que se calhar, podiam estar mesmo desesperados para encontrar uma terra firme, onde podiam descansar e recuperar energia, para enfrentar as perigosas lides da navegação marítima desse tempo.
Boa Vista é uma das ilhas de Cabo Verde cuja capital é a vila de Sal Rei. Tem cerca de 620 km2 aproximadamente, com cerca de 5000 habitantes, o ponto mais elevado dessa ilha chama-se Monte Estancia que tem cerca de 387m. A ilha da Boa Vista tem as seguintes coordenadas no nosso Globo terrestre: Latitude 15° 58' N e 16° 13' N Longitude 22° 40' W e 22° 58' W . É a terceira maior ilha do arquipélago de Cabo Verde, e uma das ilhas mais áridas, e baixas, mas não menos rica na diversidade de paisagens e da sua gente que está atraindo muita gente da diáspora, principalmente turistas.
De qualquer maneira, a Ilha da Boa Vista em Cabo Verde tinha e tem uma beleza natural, com belas praias de mar, com vastas dunas de areia, um clima explendido e gentes carinhosas. Há uma lindíssima morna que diz “Boa Vista Nha Terra” essa morna expressa sentimento de amor, saudade, e morabeza de um povo que sempre aspira com um futuro promissor.
Boa Vista uma das Ilhas de Cabo Verde que fica mais próxima da costa africana, tem um passado histórico, influenciado pelos Europeus, Africanos, Americanos e gentes de outras nacionalidades.
Foi na Ilha da Boa Vista que foi publicado o primeiro número do Boletim Oficial de Cabo Verde, em 26 de Agosto de 1842. Esse Boletim, era uma publicação oficial de governo colonial dando conta de portarias ou decretos e outros assuntos relacionados com o desempenho da governação dessas ilhas.

Segundo dizem os historaidores, essa ilha teve a pretensão ou qause esteve para ser a sede do governo colonial de Cabo Verde numa altura de algum desenvolvimento para a ilha, mas que não chegou a culminar, devido a uma devastadora doença de nome “Febre Amarela” trazida por alguns marinheiros de um barco ingles chamado Eclair lá pelos meados dos anos de 1845 que estavam contaminados com essa grave praga e se calhar inadivertidamente contaminaram muita gente da ilha com essa devastadora doença ceifando muitas e muitas vidas, trazendo calamidade a toda ilha e praticamente destruindo as frágeis infraestruturas económicas da mesma.
Essa contaminação só veio a desaparecer nos anos de 1847, depois de ter causado uma devastadora perda de vidas e muitos danos, deixando o resto da população com escassos meios de sobrevivencia.
Uma bonita Vila
Devido a sua situação geográfica previleijada e condições naturais, a Ilha de Boa Vista, está sofrendo agora uma transformação socio-economico na área do turismo com infraestruturas modernas, criação de um aeroporto internacional, construções de hoteis, estradas, casas, parques desportivas etc. Tudo isso com objéctivo de trazer turistas e melhorar consequentemente o nível económico da ilha e da comunidade.
Sem margem para dúvida esse desenvolvimento vai ter influência no modo de vida das gentes dessa ilha, há que ter em consideração que a transformaçõo que vai surgir seja considerada ou analizada antecipadamente, procurando minimizar o lado negativo para conservar os bons princípios da cultura .


Uma arvoreA foto ao lado mostrando uma árvore faz lembrar aos Boavistenses a renovação de esperanças. Assim como ela renova todas as Primaveras as suas folhas, também as gentes dessa ilha, que segundo algumas pessoas é o berço da morna caboverdiana, (essa melodia que tem a magia de unir os caboverdianos) tem paciência e esperando um futuro com mais prosperidade, onde os sonhos sonhados não sejam somente sonhos, mas que tornarão em realidade.

Uma AveFoto de uma exótica e bonita ave marinha, que tem como habitat as águas mornas e cristalinas da costa de Boa Vista.
É preciso sempre proteger as especies do território de Cabo Verde, para isso há que ter melhor atenção na conservação do meio ambiente, bem como sensibilizar e compreender que, quando protegemos o meio-ambiente estamos protegendo a nós mesmos.


Uma casa e jovensRetrato da fachada parcial duma casa em Boa Vista. O estilo arquitectónico dessa vivenda parece estar derivado do estilo ou desenho europeu. Essa ilha sempre teve forte influencia cultural estrangeira, de assim diz a sua história, e mesmo na actualidade está sofrendo ainda mais influencia da diáspora e parece que desta vez vai beneficiar melhor, porque agora está mais esperançada no desenvolvimento turistico que parece bem promissor mas que vai trazer efeitos tanto positivo como negativo, oxála que ela beneficia muito mais com as mudanças que estão sido implementadas.
Cabe aos responsaáveis locais e nacionanais arquitectar planos de proteger a comunidade, dando aos jovens e adultos opurtunidades de uma boa educação, trabalho e sensibilidade e de desviar do lado negativo da ifluencia dessa indústria chamada (turismo).


Dois Homens Imagens de homens relaxando ou meditando, e saboreando aparentemente um pitoresco prato A forma ou caracter natural e pacifica dos homens da Boa Vista, parece que vai mesmo ter alteração num futuro próximo com as ondas turísticas cada vez mais fortes, e influenciando o destino dessa ilha e da sua comunidade. Talvéz essa influencia vai ser positiva, mas á que ter em conta que nem sempre a modernização será a solução apropriada para um desenvolvimento harmonioso numa cultura agarrada às tradições saudáveis e pacífica da terra.

Uma bela jovemFoto de uma jovem beleza Boavistense, com um sorrizo singelo e uma aparencia natural caboverdiana. Nos seus olhos o brilho de esperança duma vida condigna com suas aspirações.
Como todos os jovens, o desejo é ter um futuro risonho, com uma boa educação, bom emprego, constituir uma familia ou levar uma vida independente, mas productiva. Para tudo isso ser realidade, os jovens devem assumir responsabilidades e enveredar para um bom caminho e evitar falsas promessas de uma vida fácil com vícios e sonhos ilusórios. Claro, os jovens devem ser apoiados para atingirem metas produtivas e devem ser metalizados logo cedo sobre os perigos duma vida fácil, quando se usa estupefacientes ou drogas s sobre doenças mortais como sida, sobre violencias de diversos teor, que só conduzem a destruição do Self-esteem, prejudicar a família e a sociedade em geral.


Uma bela jovem Nessa simpática foto ao lado, os meninos de sorrisos alegres, com pés descalços, brincando, sonhando ou meditando, talvéz no porvir, como que esperando por alguém para lhes construir os caminhos da vida com menos obstáculos. Meninos que serão jóvens e homens do futuro, sustentando a geração continuidade e cultura. Meninos sem apoio ou desemparados, com fome, mas mesmo assim são preciosos, e indespensáveis à nossa continuidade. Meninos como todos os meninos, como em toda parte, que merecem apoio e carinho. Meninos que devem ser sempre protegiidos, com leis oficiais protectoras, para que tenham uma vida condigna.
Meninos são como flores da Natureza, e merecem toda e melhor atenção. .


Uma mulher Lutando ou trabalhando pela sobrevivencia! Como se ve nessa foto ao lado, uma mulher Boavistense com uma habilidade extraordinaria de equelibrium nas lides do dia a dia, enfrentando a vida, dando o máximo dela mesma, a fim de ajudar a família e vencer mais um dia. Dizem que trabalho dignifica o homem ou a mulher, sendo assim, essa foto representa a palavra dignidade para essa personagem da foto, e para muitas outras mulheres, que sem cansar, continuam enfrentando tarefas quotidianamente duras e as vezes ingratas, ajudando a familia e a comunidade. Para elas, respeito, apoio, e amor, são palavras dignificantes, que sempre devemos oferece-las.


Gentes na praia O convivio pacificamente entre as gentes, ajuda a refrescar a amizade e a camaradagem, não importa a cultura, ou a cor da pele. Nessa foto, uma imagem de gentes numa das bonitas praias de Boa Vista depois duma faina pescatoria, ou um passeio refrescante nessas aguas mornas e limpidas dessa ilha que tem uma atracção especial, dando opurtunidade a comunidade e aos visitantes, a usufruir de momentos agradáveis e inolvidáveis.



Quinquim. Verão 2007, Randolph, usa
Inicio-Home
http://topicos123.com/FOTOS/Boavistas.jpg