ILHA DE SÃO NICOLAU - CABO VERDE

BE N V I ND O!


Mapa Sao Nicolau A ilha de São Nicolau fica situado no lado Barlavento em Cabo Verde, tem uma população de mais ou menos 14000 mil pessoas e uma área de 346 km2. A sua situação geografica no Globo terrestre tem as seguintes coordenadas : Latitude 16° 29' N e 16º 40' N Longitude 24° 00' W e 24º 25' W.
De acordo com a história, teria sido descoberta em Dezembro de 1461 por Diogo Afonso e camaradas, mas só veio a ser povoada nos anos de 1510, com gentes vindas da ilha da Madeira e outras gentes que na altura eram chamados de “escravos”.
A sede principal da ilha é chamada Vila da Ribeira Brava e as outras localidades que compoem essa cultural ilha são: Baixo Roche, Belém, Berril, Cabeçalinho, Cachaço, Calejão, Calhaus, Campo, Carriçal, Carvoeiro, Castilhano, Covada, Estância Bras , Fajã de Baixo , Fajã de Cima , Fontaninhas, Hortelão, Jalunga, Juncalinho, Morro Bras, Praia Branca, Preguiça, Queimada, Ribeira, Funda, Ribeira da Ponta, Tarrafal.


A ilha de São Nicolau ficou famosa nos anais da história porque foi precisamente nas suas aguas que navegaram os navios da armada de Pedro Alvares Cabral em viagem para o o famoso e épico descobrimento do grande Brasil.
Embora na altura dessa viagem e descobrimento do Brasil, ainda a Ilha nao tinha povoamento, mas mesmo assim, nao se deve esquecer que foi do Brasil que veio o bentito milho que se cultiva muito bem nas ilhas e que revolocionou a agricultura em Cabo Verde e consequentemente originando a cahupa, o prato mais conhecido e saboroso de Cabo Verde que é feita à base do milho.
Uma vista de Sao Nicolau Numa dada altura da sua história, a Ilha de São Nicolau foi considerada o principal centro cultural de todas as ilhas de Cabo Verde e das mais importantes de todas as colónias portuguesas de então. São Foi a primeira ilha de Cabo verde a ter o ensino superior “Liceu” . Em 1851 São Nicolau era considerado a principal comarca de Barlavento. A semelhança de todas as outras ilhas irmãs do arquipelago de Cabo Verde num determinado periodo da sua história, houve terriveis fomes e doenças, como as de 1720 e de 1773-1735, que ceifaram muitas vidas, calcula se que de uma população de 13500 pessoas quase ou mais de metade desapareceram.

Um lago, casas e vista do mar Segundo o escritor Caboverdiano, Germano Almeida, no seu livro intitulado Viagem pela História das Ilhas de Cabo Verde no ano de 1860 São Nicolau só contava com 6372 habitantes e em 1878 tinha 6950, e nos anos de 1880 tinha cerca de 7500 pessoas que viriam a ser terrivelmente assoladas por doenças e pela fome dos anos de 1900 e de 1941-1943, que ceifaram cerca de um terço da população total. Enfim aprendemos tambem com a historia, mas hoje a Ilha de São Nicolau, a ilha do grande escritor Baltazar Lopes da Silva, criador da personagem Chiquinho, pode tranquilizar um pouco, esperando ventos de mudanças para que num futuro proximo, se nao para ver a pssagem duma armada a passar para descobrimento de outras terras, mas para que a ilha venha a ter um desenvolvimento sustentavel para todos os seus filhos.


Uma arvore castigada pela seca e vento Ve se nessa foto dessa arvore que foi castigada pela estiagem da seca e vento, as condições climaticas que ela aguentou durante muitos anos. Segundo opiniao de muita gente, a Ilha de São Nicolau é propicia para agricultura se for bem planeada, porque tem um solo apropriado e ja foi no passado muito produtiva.
Nos paises de pouca produção de agua se nao for empregado metodos modernos de produção e conservação, nao se pode esperar resultados satisfatorios na agricultura.
Deve ter se em conta que a geminação depende em grande parte do factor tempo e sendo assim, as plantas ou sementes de criação ou desenvolvimentos rapidas devem ser usadas numa estação ou tempo propicio de cultivo.
O grande politico e visionario Amilcar Cabral disse que a arborização é muito necessaria e deve se fazer o maximo para que um dia as Ilhas de Cabo Verde sejam cada vez mais verdes.

Uma povoacao em Sao Nicolau Foto de um lindo aglomerado populacional na regiao nas vizinhanças da vila da Ribeira da Prata, mais precisamente numa localidade de nome Palso, que fica entre vales, montes e montanhas, proporcionando uma paisagem com um panorama muito especial, permitindo as gentes dessa regiao e aos visitantes estarem bem incluido no ambiente natural e das suas gentes, que tudo fazem para que o convivio ou uma visita a essas paragens seja bem lembrado e recordado.

Belas imagens de   Sao Nicolau As vezes acontence que para se apreciar ou compreender algo importante ou belo, deve se primeiro estar a uma boa distancia relativa ao lugar onde se deseja apreciar, ou compreender.
Por outras palavras, quando se tem algo bom ou belo, as vezes é compreendido como garantido e até mesmo vulgar.
A maioria das pessoas residentes em grandes cidades, cidades com milhoes e milhoes de pessoas fazem o seu dia a dia sem ter a chance de poder descobrir ou viajar por outras paragens ou lugares onde o meio ambiente ainda esta equilibrado com as regras da Natureza, e nao deteriorada ou poluida como esta acontecendo nas grandes metropolis do mundo.
Cada ilha de Cabo Verde tem sua propria caracteristica, tanto social e ambiental, mas todas elas sao naturalmente belas e de aspecto atraentes para quem sabe apreciar. O meio ambiente e a preservação deve ter prioridade sempre em qualquer lugar porque faz parte do bem estar social, duma forma ou doutra esta relacionado com o bem estar publico.
Nessas duas fotos ao lado do seu monitor ou ecran, pode se ver belas imagens de localidades na ilha de Sao Nicolau, exprimindo tranquilidade e beleza, mostrando moradias, vales e montes verdejantes, e uma visao parcial do oceano atlantico, tudo isso na harmonia ou convivencia de gentes de cariz pacifica e amorosas.

Quinquim. Verão 2007, Randolph, usa
Inicio-Home