ILHA DE SANTA LUZIA CABO VERDE

BE N V I ND O!


Uma praia de areias brancas na Santa Luzia Santa Luzia, uma ilha em Cabo Verde ainda nao habitada, pretence ao grupo das ilhas de Barlavento, está situada a cinco milhas da Ilha de Sao Vicente que tem como capital a cosmopolita cidade de Mindelo.
essa ilha tem uma área de 35 k2. O ponto mais alto tem cerca de 397 m e tem as seguintes coordenadas 16 45' 41" N e 16 45' 41" N 24 22' 38" W e 24 44' 38" W. Essas coordenadas servem para os navegantes ou qulquer outra pessoa saber pela certa onde esta deserta ilha se encontra no nosso globo ou planeta.
A ilha de Santa Luzia está servindo como um patrimonio nacional de Cabo Verde, sendo assim, estáa sempre desponivel para receber qualquer cidadao Caboverdiano, e nao se precisa de passaporte ou qualquer identificacao para visita-la, claro.


Santa Luzia vista do mar
A ilha de Santa Luzia já foi uma vez habitada la pelos meadados do seculo XVIII, com umas poucas gentes que dedicavam mais ou menos a agricultura, criação de gados, pastagem e pesca, mas infelizmente depois de algum tempo, devido a falta de chuva ou agua, ficou desabitada.
Mas mesmo assim deserta, essa ilha serve de muita atracção para pescadores que lá vão pescar e de pessoas que gostam de estar em contacto com a natureza, por exemplo, para fazer um pikiniki ou passar momentos de completa meditação ou isolação.
Ha gentes que dizem que esta ultima ilha de Cabo Verde talvez tenha algum dono ou alguma pessoa ou pessoas a reinvindicar a posse dela, mas dizer pode ser uma coisa, e provar a verdade, pode ser outra coisa.


Um bote com pessoas Nao se sabe ao certo porque foi dado o nome de Santa Luzia, talvez foi descoberta no dia de Santa Luzia.
Mas seja como for, essa ilha cedo ou tarde, vai sofrer transformação e vai acordar do seu secular sono, possivelmente será aproveitada para algum projecto e populada outra vez, quissaz algum dia, poderá vir a ter o que ela ainda nao teve.
Com a globalização, nunca se sabe se algum estrangeiro nao venha propor alguma interessante proposta sobre ela. Cautela deve ser sempre tomada relativamente a venda duma ilha como esta, devido a sua posição geografica, uma ilha assim, poderá revelar muita coisa do passado, ou mesmo contribuir para obter mais aprendizagem sobre o futuro, mas pelos vistos, talvez nunca ela será vendida !


Enigma de Santa Luzia A capacidade ou a vontade de viver do homem ou da mulher Caboverdiano/a, está incutida na esperança de como viver ou conviver e enfrentar a natureza das coisas, esperando sempre tirando beneficios delas, e consequentemente estar em harmonia com o processo de ter um nivel de vida desejado.
Nem sempre compreendemos bem o porque das coisas, ou como isso, ou aqueleoutro ficou dessa maneira. As vezes, o enigma torna se num forte desejo de poder desvendar o segredo ou saber a resposta.
No caso do abandono ou do nao povoamento da Ilha de Santa Luzia, torna se claro que o enigma continua. Alguns dizem que ela nao tem condições de sustentar uma população devido a falta de recursos naturais como agua etc. Outros dizem que isso pode ser resolvido com a dessalinização da agua do mar. E o leitor, que pensa ?.......
Quinquim. Verão 2007, Randolph, usa
Inicio-Home