ILHA DE SÃO TIAGO - CABO VERDE

Amostras da Ilha Santiago

BE N V I ND O!


Mapa da ilha de Sao Tiago Ilha de São Tiago! Foi precisamente nesta Ilha que originou Cabo Verde e os Caboverdianos, hoje um país, um povo unido, emancipado e independente.
O nome de São Tiago não foi dado por acaso, deve ser dado em honra do santo do mesmo nome, que talvéz no céu, não devia estar muito contente com o que estava passando, respeitante ao povoamento desta bendita Ilha. Claro está, que nesse tempo de amargura e injustiça a maioria dos santos, talvez pensassem que a alma devia ser de cor branca.
São Tiago é a maior ilha de Cabo Verde a mais populosa e produtiva. Tem uma área de 991 km2, com uma populção aproximadamente de menos de 240000 habitantes. Tem as seguintes coordenadas: Latitude 14° 54' N e 15° 20' N Longitude 23° 25' W e 23° 46' W.
A cidade da Praia na ilha São Tiago é a capital de Cabo Verde, foi elevada a tal categoria em 1858, uma cidade ascendente e histórica com cerca de 42 mil pessoas.
São Tiago fica cerca de 640 km da Costa West Africana, está situado no lado de Sotavento, tem 75 km de de comprimento, sentido norte-sul, e cerca de 35km de largura, sentido leste-oeste, o ponto mais alto da ilha é o Pico de Antónia, com cerca de 1392 metros.
Fica cerca de 50 km em directo para ilha do Fogo, no lado Oeste, e 25 km da ilha vizinha do Maio, a leste.
Como todas as ilhas de Cabo Verde a ilha de São Tiago teve periodos de grandes dificuldades e de grandes sofrimentos, o povo na sua maioria, praticamente não tinha liberdade, só seguia ordens ditadas pelos colonizadores e de traficantes humanos.
Segundo os historaidores, em 1775, houve uma horrível fome, matando muitas pessoas, de acordo com algumas estimativas, de uma população de cerca 25000 habitantes, somente sobreviveram menos de 12000, o que mostra a calamidade que pairou nessa ilha nos malfadados tempos de então.
Palacio  Assembleia Nacional de Cabo Verde A despeito desses grandes sofrimentos e injustiça, o desejo do Caboverdiano superou barreiras ditas intransponiveis nesses tempos, e alcançou sua dignidade humana, libertando das garras da maldade e da ignorancia que o colonialismo impunha injustamente.
A ilha de São Tiago, de momento está sofrendo grandes transformações, quase em todos aspectos, com criações de infraestruturas que poderão beneficiar cada vez mais a sua população e a sua economia. Por exémplo, nos últimos tempos a cidade da Praia játem um aeroporto internacional, uma universidade de ensino, está se contemplando de momento a construção de um porto com instalações modernas e seguras, possibilitando mais escoamento de mercadorias tanto interna como externa. No interior da Ilha, uma barragem foi construida pela primeira vez em Cabo Verde, onde vai beneficiar uma boa porção da população, aproveitando terrenos férteis para cultura, e há progéctos indénticos em para outras localidades.


No tocante ao desenvolvimento e segurança, segundo opiniões de muitas pessoas, a cidade da Praia, está sendo super-lotada com uma populção bastante elevado em comparação com a sua capacidade, e isso poderé ser um féctor a considerar para ter mais segurança, menos poluição, melhor saúde e mais espaço livre de circulação.

Ruinas do Forte de Sao Filipe da Cidade Velha Imagem parcial da Cidade Velha, ou Ribeira Grande na ilha de São Tiago, primeira capital de Cabo Verde. Foi baptizada com o nome de Ribeira Grande, fica a escassos 15 km da cidade da Praia que é hoje capital da Republica de Cabo Verde. Foi a primeira cidade construida e fundada pelos Europeus mais precisamente pelos colonialistas Portugueses no Continente Africano.
Nessa foto, pode se ver ao alto, as ruinas de antigas peças de artilharia ou canhão militar que foram instalados nessa zona, servindo de defesa contra outros intrusos que navegavam por esses mares ou paragens.

Mar de Cidade Velha Essa cidade, devido a sua situação geográfica, tendo o Atlantico a frente, tinha uma base militar que servia de apoio, ou era aproveitada no desumano e sujo negóocio ou comercialização de pessoas “escravos” que na altura era muito lucrativa para os descobridores ou colonizadores.
Tudo leva a crer que essa histórica e antiga ex-cidade, vai ser contemplada ou considerada como um patrimonio mundial, fazendo recordar aos viventes a sua história ou seu passado no contesto mundial.
Hoje em dia, Cidade Velha é um lugar tranquilo, aguardando os ventos do desenvolvimento, e assim permitindo sua comunidade e aos visitantes, tanto nacionais como da diaspora, uma vida ou uma estadia agradável, e uma meditação saudável, reflectindo nos erros que os homens, o tempo ou a história deixaram.

Vista do aeroporto internacional da PraiaUma capital não deve deixar de ter um aeroporto internaccional, ao lado está uma imagem parcial do moderno aeroporto da cidade da Praia-Cabo Verde, com instalções modernas e um serviço rápido, permitindo aos viajantes conforto e segurança que são factores importantes para ter uma boa viagem e uma óptima estadia.
Cabo Verde actualmente tem dois aeroportos internacional, e mais um em perspectiva de construção breve. Tudo leva a crer que as ondas turisticas estão invadindo as ilhas do Arquipélago, há que ter em conta os benefícios e as desvantagens, mas com um bom concenso comunitario e uma boa governação, talvéz o benefício será mais vai ser mais palpável para o desenvolvimento e progresso.


Vista da barragem do PoilaoPara um país garantir o desenvolvimento, há que criar estruturas e ter em conta um bom planeamento social e economico, a imagem ao lado mostra a primeira barragem construida em Cabo Verde na ilha de Sao Tiago. Aproveitando as águas das chuvas que durante todos os anos corriam praticamente para o mar, levando aguas, solos, etc e desperdiciando fortunas, mesmo. Com a construçãcao da barragem do Poilão, as perspectivas de melhoramentos sao reais, desde que haja bom manejamento e bom trabalho e falta de preguiça, o resultado será positivo.

Retrato do Papa Joao Paulo II Para maioria das gentes no mundo, a religião ou seja a fé ou a crença é considerado essencial para um equilibrium do corpo, do espirito ou da alma. Talvéz seja isso o moto que fez o Caboverdiano aguentar e sobreviver as amarguras da falta de liberdade até atingir a libertação total das garras da injustiça humana.
Viver na liberdade, não significa que devemos fazer tudo que a nossa consciencia ditar, logicamente, ser logico aá vezes depende da perspectiva ou conceito de cada pessoa. Para ter harmonia, há que respeitar a crença ou a fé de cada um, sem contudo desviar de valores correctos comum a qause toda sociedade.

A foto ao lado, mostra a imagem do Papa Joao Paulo II, que foi um homem bem conhecido em todo mundo, e um religioso aberto à diversidade e a concordia e aproximação entre outras religioes ou seitas.
Foi o primeiro Papa na história a fazer uma visita a Cabo Verde e a cidade da Praia.
Gentes na inauguração do monumento do Papa Joao Paulo II foto Manuel Costa A foto no lado direito do seu ecran, visualiza pessoas no acto da apresentação da estatua em honra do conhecido Santo Padre, Papa Joao Paulo II na cidade da Praia, um monumento que simboliza a fé dos cristãos Caboverdianos, lembrando sempre a histãrica visita que este prelado dignificou fazer as ilhas de Cabo Verde.
Embora ele já não faz parte do mundo dos vivos, mas deixou uma boa legacia a favor dos crentes ou religiosos, especialmente os mais desemparados ou desafortuunados com a sua deplomacia de aproximação e concórdia entre todos, principalmente os jovens.

Um recinto para crianças na Praia foto Manuel CostaUm bonito recinto ou parque para crianças na cidade da Praia, inaugurado ao mesmo tempo que a estátua do Papa Joao Paulo II, um lugar saudavel e seguro de divertimento para meninos, onde podem passar algum tempo brincando e aprendendo. As crianças devem ser sempre proporcianados com momentos de tranquilidade sem contudo descuidar da sua protecção e carinho.


Imagem de um Trapiche que esmaga a cana de acucar Como não podia deixar de ser, o grogue, tem que estar presente, essa bebida mágica, singular, e cultural do Caboverdiano que dá um pouco de sabura e mais energia para o corpo e espírito. Na foto, pode se ver retrato de um Trapiche, uma maquina mecanica rudimentar que foi usado ou que está ainda a ser aproveitada, impulsionado externamente por animais ou as vezes por pessoas.
Ilha de São Tiago é conhecida também pela boa produção de cana de açúcar, donde o aguardente é extraido e outros produtos derivados.
Somente uma observação: o grogue tomado em excesso pode originar uma gataria estupenda e as vezes maliciosa que conduz á embriaguez ou ficar embriagado para o resto da vida, portanto, precaução deve ser sempre tomada em conta sempre que beber um trago.
Cabo Verde em tempo de azagua
Nada melhor do que estar em contacto com a Natureza, em Cabo Verde, em tempo de azagua, o Homem pode sentir mesmo esse contacto onde o verde parece mais verdejante e puro, as aromas das flores parecem trazer mais vigor, e a vontade ou desejo de sentir mesmo, mesmo filho da terra. Cabo Verde em tempo de azagua

Quinquim. Verão 2007, Randolph, usa
Inicio-Home
http://topicos123.com/FOTOS/Neil1.jpg