Ilha do Sal Cabo Verde

ILHA do SAL - CABO VERDE

BE N V I ND O!

ALGUNS FACTOS SOBRE a ILHA do SAL

A Ilha do Sal, por longos anos tem servido como um portão ou uma sala de entrada nas Ilhas de Cabo Verde. Por lá, entra e sai Caboverdianos e gentes de qause todas nacionalidades ou paragens, mesclando culturas, unindo, separando, pessoas e distancias, sempre num vai vem constante graças a invenção da de aeronautica ou aviação, que permitiu o Homem voar e transpor grandes distancias num tempo bastante reduzido.

Ilha do Sal, foi descoberta em 1460 por Antonio da Nola segundo dizem os historiadores, foi no principio chamado, Lana ou Chã, por causa da sua formação que parece como uma grande planice. De acordo com o conceituado escritor Caboverdiano Germano de Almeida, no seu livro Cabo Verde Viagem Pela Historia Das Ihas, Antonio da Nola disse: "Nunca tinha visto tanta abundancia de sal acumulado, comparado so com o gelo nos Alpes, e que todos os navios do mundo que ali chegaram poderiam carregar a sua vontade e mesmo assim o sal nunca acabaria. Devia ser mesmo uma visão espectacular, combinando o azul do mar com a brancura do sal e as solidas cores castanhas e pretas das rochas.

Ainda no seculo XVIII, Ilha do Sal era pouco conhecida ou visitada. Depois dum periodo em 1830, vieram alguns habitantes da vizinha Boa Vista que aproveitaram terrenos para criação de gados. Ilha do Sal fazia parte nessa altura do Concelho de Boa Vista. Calcula-se que em 1840, essa Ilha ja tinha cerca de 400 habitantes, quase na sua maioria escravos. Em 1855 começou a ser administrada separada de Boa Vista, e em 1856 foi criada a sua propria Camara Municipal.

As povoações de Palmeira, Pedra Lume, Santa Maria e Espargos fazem parte da Ilha do Sal, sendo as duas ultimas actualmente de maior crescimento.
Em 13 de Agosto de 1930, depois de alguma negociação entre o governo colonial de Portugal e Italia, os Italianos iniciaram um projecto de construção de um aeroporto nessa Ilha dando inicio a uma linha entre Roma – America do Sul que deixou de funcionar quando a Italia entrou na guerra em Maio de 1940.
Terminada essa guerra, o governo portugues comprou as instalações do aeroporto no governo italiano, e em 15 de Maio 1949 começou a funcionar com estruturas modernas mais adeguadas.

Depois da independencia de Cabo Verde, o aeroporto foi dado o nome de Aeroporto Internacional de Amilcar Cabral, um nome basante justo, honrando o homem que deu a sua vida para libertação de Cabo Verde.
O aspecto e condiçcoes do aeroporto sofreu grandes mundanças com apetrechos modernos dando mais autonomia, segurança, conforto, e eficacia aos viajantes que por ai passem.

Actualmente a Ilha do Sal está ficando cada vez mais desenvolvida, sobretudo no campo turistico, mas há que ter sempre em vista um bom planejamento e estar sempre ciente da competencia para que essa ilha nao venha a igualar o facto que passou com o Porto Grande de Sao Vicente, que numa dada altura da sua historia era considerado o melhor porto carvoeiro do lado do Atlantico. Deve manter se ou garantir sempre boa segurança, antecipar a competicao e dando a população mais chance para contribuir, e proporcionar aos visitantes ou passageiros sempre um bom acolhimento, sem contudo esquecer de perservar um pouco a cultura ou as raizes dela, incutindo continuamente aos mais jovens, bons valores e meios educativos de avancar a identidade propria.


Alguns dados e info sobre a Ilha do Sal
 Area .......................  216 km  Aprox
Ponto mais alto chama-se Monte Vermelho, altitude de 406 m 
Tem as seguintes coordenadas no Globo :  
Latitude 16° 35' N e 16º 51' N
 Longitude 22° 52' W e 23º 00' W 
 População ..................  18000 hab Aprox 
 Sta.Maria...................  1.367 hab  Aprox
 Espargos ...................  5.877 hab  Aprox

 TELEFONES UTEIS 
Hospital.......................  241 1130 
Bombeiros......................  241 1131 
polícia......................... 241 1132
Aeroporto......................  241 1135
Cais-Palmeira..................  241 1348
Electricidade..................  241 1178 
Pedra Lume.......................241 1399

A seguir pode ver algumas imagens ou fotos da Ilha do Sal, fazendo lembrar aos Salenses ou Caboverdianos essa ilha, que sempre está desponivel para um bom acolhimento aos que nela chegam e partem.
Igreja

Vista de uma igreja na Ilha do Sal, o povo das ilhas sempre manteve esperança e fé, a despeito das adversas circunstancias, mas mesmo assim aguentou ou esta aguentando, com a esperanca de ter uma vida condigna com suas aspirações, aguardando pacientemente o desenrrolar dessas ondas turisticas que a ilha tem estado a experimentar.
Com um bom planejamento, direccionado ao desenvolvimento da comunidade, aproveitando e criando infraestruturas socio economicas que podem sustentar o desenvolvimento da ilha, vai haver progresso. Tudo isso pode ser possivel, pondo os interesses da ilha e do país acima de tudo, e fazendo mais esforco para uma uniao forte e mais sincera.

Praia de mar

Nessa foto, no lado esquerdo do seu ecran, pode se ver um panorama duma das exoticas praias da ilha, com uma rica e natural visao excitando pessoas a dar um revigoroso mergulho, e relaxar um pouco, nas limpas e cristalinas areias, banhado por um sol com seu brilho quase constante.
Tudo isso é uma atracção forte para levar as pessoas principalmente os turistas, a desfrutar desse ambiente ameno, acompanhado de um clima saudavel, onde o sossego e a segurança são factores essencias para aleviar a consciencia e libertando o stress, e assim promover cada vez mais essa acolhedora ilha.


Torre

Foto parcial da torre de control das instalações do aeroporto Amilcar Cabral na Ilha do Sal, que funciona agora com instalações modernas, fazendo uso das ultimas novidades technologicas, proporcionando, eficacia, segurança, e conforto. Por bem ou por mal, esse aeroporto tem estado a funcionar por longos anos, levando, trazendo, unindo e separando, familias, amigos ou conhecidos, mas sempre com votos ou desejos de boas vindas ou um breve regresso, ao lugar onde a vida ou o destino os destinou.

SalImagem do complexo habitacional na Ilha do Sal.
A implementação turistica, vai ser essencial para o desenvolvimento dessa ilha, mas ha que ter em conta os factores positivos e negativos e assim minimizando os riscos ou a influencia negativa sobre a população em geral, principalmente os jovens, que sem uma preparação cultural adeguada podera ser vulneravel.


Crianca Foto duma criança de pais Caboverdianos nascida na diaspora.
Para perservar a cultura, há que ter uma preparação ou um incentivo cultural, quando mais cedo for, melhor ainda, os pais ou membros da familia, devem ter consciencia que a melhor dadiva para uma criança, é o ensino; por exemplo: ensina-la a lingua materna, sera um meio a mais, para seu desenvolvimento psiquico - cultural e dar continuidade ao elo positivo entre a comunidade materna e a diáspora.

Quinquim. Verão 2007, Randolph, usa
Inicio-Home